segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Isso importa?

A importância da Tecnologia da Informação tem sido bastante destacada por vários anos. Peter Drucker já falou da revolução da informação, e até Bill Gates escreveu sobre a estrada do futuro. Kaplan e Norton trataram a informação e suas tecnologias como capital das organizações, mais especificamente como “capital informacional”. Esses e outros autores falam da tecnologia da informação como elemento potencializador das estratégias organizacionais, e muitas vezes a apresentam como elemento simbiótico do modelo de negócios das organizações.

Não é por acaso que nos últimos anos tanto tenha sido feito para promover a eficiência, eficácia, confiabilidade, sigilo, e disponibilidade das informações que suportam os processos de negócio, em iniciativas tais como as normas ISO 27.000, ISO 20.000, e metodologias como ITIL, COBIT, e SOX. Sem contar em diversas outras metodologias e normas que tem sido aplicadas à TI, como SCRUM, PMI, BSC, Modelagem de Processos, e outras.


Parece que todo mundo já entendeu a importância da TI no mundo moderno, e que a TI é na verdade uma importante e poderosa ferramenta de negócio, muitas vezes definindo o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.


Mas será que todo mundo entendeu mesmo? Será que os líderes das organizações, de fato, demonstram compreensão dessa importância em suas decisões? Será que as estruturas organizacionais e os programas de gestão de RH refletem este fato? E os profissionais de TI, será eles próprios já estão se posicionando nesse novo contexto, que vai muito além do help desk e da aquisição de pacotes de escritório?


Estes são os temas que pretendo ver discutidos nesse espaço. Usando o jargão do pessoal de negócios, vamos trabalhar para que este blog agregue valor às nossas carreiras e conseqüentemente, às organizações para quais trabalhamos.

Um abraço.

André Campos

2 comentários:

  1. Muito bom o Blog, mas nesse parágrafo tem um erro! não são metodologias: ITIL, COBIT .... PMI ....

    "metodologias como ITIL, COBIT, e SOX. Sem contar em diversas outras metodologias e normas que tem sido aplicadas à TI, como SCRUM, PMI, BSC, Modelagem de Processos, e outras."

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  2. Sim, na verdade até a palavra metodologia não seria a mais adequada, mas sim "método". Mas vejo o ITIL, COBIT e o PMI como métodos sim, embora cada autor tenha sua interpretação. Afinal, são um caminho racional para se atingir um determinado objetivo. É uma questão de contexto.

    O obrigado por sua participação.

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